30.9.08

Marketing agressivo



.

U

ma das coisas que mais diferença me faz são aqueles telefonemas para nossa casa, para nos tentarem vender isto e mais aquilo. São pessoas que, normalmente, até parecem simpáticos e bem intencionados. Costumam apresentar-se sob um nome mais ou menos credível, tipo "Instituto de Saúde" ou algo do género. E gostam de nos anunciar as mais apetecíveis ofertas, além de serviços dos quais nem sabíamos que precisávamos. 

Estes métodos de venda, agressivos e enganadores, acabam por ser um martírio para muitos de nós. É que, por uma questão de simpatia, ainda mantemos o hábito de atender o telefone ou telemóvel quando as chamadas não estão identificadas. Mais cedo ou mais tarde, deixaremos de o fazer.

Na última vez que fui incomodado, fiquei sabendo que tinha sido "seleccionado" para receber a oferta de um fabuloso fim-de-semana para duas pessoas. Fantástico! Mas quando a esmola é grande ....

Agradeci a oferta e pedi que me enviassem pelo correio. Não! Tinhamos de ir à Alberaria Xis, no dia seguinte e a determinada hora, para levantar a magnífica oferta. Mostrei que não estava interessado, agradeci (nem sei porquê, mas lá agradeci) e disse que ia desligar. O telefone voltou a ligar e, na prática, quase acabei por ser insultado antes de terminar o telefonema. 

É o tele(fone)marketing no seu pior. Quando é que alguém, dos responsáveis deste país, pensa seriamente em regulamentar esta horrorosa e abusiva actividade? Eu, pela minha parte, já não atendo o telefone se a chamada não estiver identificada. Digo eu ...