11.9.08

Os Cavaleiros da Dinamarca



.

A

selecção portuguesa foi derrotada esta noite, em Alvalade (Lisboa), pela selecção da Dinamarca, em jogo de qualificação para o Mundial 2010, a realizar na África do Sul. Aos 82 minutos do jogo, a equipa portuguesa ainda estava a ganhar por 1-0. No final, perdeu por 2-3.

Pelo que vi, a nossa selecção não merecia ter perdido. Mas a verdade é que estas coisas não acontecem por acaso. E os jogos não se ganham por merecer ou não merecer. Portugal perdeu porque foi muito menos eficaz que a Dinamarca. Conseguiu criar mais oportunidades de golo, mas não soube aproveitá-las.

A Dinamarca ganhou porque nunca desistiu, quis ganhar o jogo, insistiu sempre e soube ganhar. Desta vez, não houve "árbitro" a dificultar o nosso jogo. Houve, sim, uma equipa adversária bem organizada, com vontade, sem receios, a saber aproveitar as oportunidades. O que Portugal não soube fazer.

Nos últimos minutos, com o resultado em 2-1 a nosso favor (os 2 últimos golos adversários ocorreram aos 90 e aos 92 minutos), um treinador mais "sabido" teria reforçado a defesa, para contrariar os 5 (cinco) "avançados" que teimavam em aparecer nas bolas altas atiradas para a área portuguesa. Que não! Não era necessário. Mas era, como infelizmente se viu.

Pelos vistos, os portugueses foram melhores a "encontrar espaços", a criar "passes rasgados" e a "desperdiçar golos". Os dinamarqueses foram melhores a "por a bola na baliza" que é, é sempre bom lembrar, o objectivo deste jogo a que chamamos futebol.

Fica a lição e o exemplo destes Cavaleiros da Dinamarca. Digo eu.