12.11.08

Falando de blogues



.

O

s chamados "Encontros de Blogs" são sempre boas oportunidade para se debaterem questões de interesse, pelo menos as mais relevantes. A meu ver, não se pode dizer que sejam muito variadas as preocupações dos bloggers, no que respeita à manutenção dos seus blogues.


Apesar disso, há assuntos que sobressaem, de que são exemplo as questões relacionadas com a visibilidade do blogue, o tempo (que é um bem muito escasso) dedicado ao blogue ou os problemas derivados do mau uso do anonimato, em especial nas caixas de comentários.

Neste Encontro de Blogs Borba 2008 em que tive oportunidade de participar, tentei lançar alguns temas para debate, alguns dos quais foram "captados" e discutidos pelos restantes bloggers presentes.


Estes são os temas que propus para eventual discussão/debate:

  • Em vossa opinião, haverá alguma relação entre escrever em blogues e a melhoria do domínio da língua portuguesa?

  • Que importância tem a gestão do tempo que gastamos com os nossos próprios blogues? (O tempo, visto como um bem cada vez mais escasso)

  • Qual a vossa opinião sobre a (quase) inexistência de bloggers com idades abaixo dos 18/20 anos? (sem contar com os blogues criados em ambiente escolar). Que razões estarão na origem dessa realidade?

  • Por certo têm conhecimento sobre os chamados “Blogues fechados”, de acesso limitado a leitores convidados. Será que este tipo de blogues tem cabimento no actual panorama da nossa blogosfera? Qual a importância deste tipo de blogues e em que circunstâncias se poderá justificar a sua utilização?

  • O “anonimato” na blogosfera. Segundo alguns, o anonimato é a verdadeira doença dos blogues (no nosso país, há mesmo quem lhe chame o “submundo”); segundo outros, a possibilidade de publicar ou comentar anonimamente permite a denúncia de situações irregulares que, de outra forma, passariam sem nos apercebermos. Será o anonimato uma realidade a incentivar, ou antes pelo contrário?

  • Responsabilidade de quem publica ou de quem comenta nos blogues. Em situações de comentários com manifesto atentado à honra, à credibilidade ou ao bom-nome de outrem, quem deve ser responsabilizado? O próprio autor do comentário? O autor do blogue? Nenhum? Ambos?

  • A relação entre os blogues e os poderes instituídos. Por exemplo, ao nível político, serão os blogues bem vistos pela classe política actual? E em relação aos meios de comunicação social ditos tradicionais, será que eles vêm os blogues como uma ameaça, ou antes pelo contrário?

  • Publicidade nos blogues. Os blogues devem incluir publicidade nas suas páginas? E, se assim for, deverá a mesma ser explícita de forma a não deixar dúvidas sobre o que se trata, ou tanto faz …. o autor do blogue é quem sabe.

  • Criação de blogues com fins exclusivamente comerciais. Será matéria que mereça ser debatida? Ou trata-se apenas de mais um tipo de blogues, iguais a tantos outros?

  • Que tendências observam na blogosfera? Que tipo de evolução julgam que os blogues irão ter no futuro? Irão os blogues acabar e ser substituídos por formas alternativas de comunicação? Ou haverá indícios de que a evolução será no sentido oposto, continuando os blogues a ser uma plataforma privilegiada de publicação online?