13.11.08

Falando de blogues - II



.

Um blogue? O que é isso?

Um blogue? O que é isso dos blogues? Perguntei eu, quando alguém me falou de um espaço na Internet onde se relatavam em directo as trágicas circunstâncias do que se ia passando em Bagdad, por altura da invasão do Iraque. Naquele tempo, percebi desde logo, essa era a única fonte de informação “em directo” sobre o que acontecia por lá. E foi assim ao longo de vários dias.


Já não me lembro do nome desse blogue, de fundo negro com letras brancas. Mas foi aí que percebi a importância que pode assumir um simples espaço online. Desde logo, por ser de acesso quase universal, o que não acontece com outros meios de comunicação. Mas também por, através de um simples passe-de-mágica, poder transformar qualquer um de nós num comunicador sem igual. E essa é, a meu ver, a grande característica de um blogue: permite-nos comunicar e chegar a uma vasta audiência de forma muito simples.


Teoricamente, um blogue será um espaço online ou, como muitos provavelmente dirão, um website cheio de textos e conjugações de cores, onde esses textos e demais informação são ordenadas de forma cronológica inversa, do mais recente para o mais antigo. É verdade, mas isso é ser redutor na abordagem. Um blogue é muito mais que um sítio onde se coloca, ou onde se publica informação e se fica à espera dos ecos das impressões dos leitores. É, bem vistas as coisas, também um poderoso meio de comunicação. Não creio, no entanto, que seja um meio de comunicação social. Faltam-lhe, para tal, algumas características intrínsecas a tal conceito. Mas que é um interessante e versátil meio de comunicação, lá isso é!

Um blogue também é, em certos casos, um instrumento terapêutico, na medida em que pode ser um escape ou uma ocupação. O que, à luz da Psicologia, ajuda a alcançar os equilíbrios necessários no nosso dia-a-dia. Um blogue pode ainda constituir-se como um instrumento de reflexão, uma maneira de compartilhar pensamentos e sentimentos. Ou seja, o nosso blogue é um pouco de nós mesmos.


Através de um blogue podemos informar, divulgar, opinar, comentar, influenciar, ajudar a criar e moldar opiniões, dar a conhecer sentimentos, estados de alma, amores ou paixões, defender coisas, causas, princípios ou situações, dar, emprestar, comprar ou vender, procurar, encontrar, saber e aprender, … …

Praticamente todas as áreas do conhecimento e da acção humana passaram a utilizar também a blogosfera como veículo de transmissão de informação. Para não ir mais longe, veja-se o caso da utilização intensiva de blogues no âmbito das campanhas presidenciais de 2008, nos EUA. Até em Portugal, cá do outro lado do Atlântico, foi criado um blogue (aliás, de excelente qualidade, no âmbito de uma tese de Mestrado) exclusivamente para cobrir e informar sobre tudo o que respeita a essas eleições.