16.11.08

Falando de blogues III



.

O que é mais importante num blogue?


A estrutura e o aspecto visual? Os conteúdos? O tipo de vocabulário? A quantidade de leitores e de comentários? A meu ver, não é nada disso: o mais importante é o empenho!


Para que haja empenho é necessária motivação. Esse é um aspecto essencial. Esta questão da motivação funciona por fases. No princípio, em que tudo ainda é novo, a motivação existe em quantidades quase infinitas. Mas esse sentimento pode ser apenas virtual. Aos poucos, os nossos sentimentos vão-se alterando, em especial se as expectativas iniciais não forem correspondidas no que respeita ao envolvimento e ao feedback dos leitores. Acabamos por perder a confiança nas nossas capacidades de blogger, desanimamos, desistimos. Uma vez perdida a confiança e a motivação iniciais, será muito mais difícil voltarmos a entrar nesta aventura de criar e manter um blogue.

Como é que se pode evitar este penoso e frustrante caminho? Não há fórmulas para isso. Mas é compreensível que, se tivermos alguns cuidados, poderemos evitar esta armadilha. Um desses cuidados tem a ver com sabermos exactamente o que queremos fazer com o blogue. Quais são as nossas intenções e objectivos. Se não soubermos o que queremos, dificilmente o conseguiremos alcançar. Isso serve para a vida do dia-a-dia, e também para sabermos qual pode ser o nosso papel na blogosfera.

Outro aspecto a ter em atenção antes de iniciarmos o nosso blogue é escolher a área onde nos queremos situar. Ou seja, vamos tratar de quê? Assuntos de carácter genérico ou especializado? Sobre desporto ou economia? Literatura ou ciências? Culinária ou poesia? Divulgação científica ou fotografia subaquática? Na prática, o melhor a fazer é tratarmos daquilo que entendemos, dos assuntos em que melhor nos movimentamos. Em última análise, se tivermos dificuldade em escolher podemos sempre falar de nós, do nosso dia-a-dia, daquilo que nos interessa, dos estados de alma ou até das preocupações. Ou seja, um blogue essencialmente intimista e pessoal.

Por outro lado ainda, temos que ser activos, participativos e empenhados no que respeita às vivências e às matérias sobre as quais queremos transmitir algo aos nossos leitores. É por isso que eu vejo a blogosfera como uma realidade que nos pode ajudar a ser mais atentos e mais críticos em relação ao que nos rodeia. Por outras palavras, ser blogger interage de forma positiva com as nossas vivências.

Mas atenção: em relação a tudo isto há um ponto prévio essencial: tem que existir substância, ou seja, capacidade de produzir conteúdos com suficiente interesse do ponto de vista dos possíveis leitores/visitantes. Caso contrário, por mais bonito que o blogue possa ser em termos visuais, e mesmo que estejamos a abordar a nossa área de preferência, o seu sucesso está em causa desde o início. Ninguém estará interessado em visitar um blogue que não o cative, que não o motive a lá voltar.

Um último aspecto igualmente importante, está relacionado com a forma como desenvolvemos os conteúdos a publicar no nosso novo espaço. É conveniente termos em atenção que estamos a escrever para alguém, mas não para nós próprios. Não deveremos escrever para o nosso ego: é um erro. Não vos parece?