31.10.08
.
por Paulo Morais
"Há já alguns anos que venho denunciando junto do Ministério Público crimes cometidos em Portugal, ao nível do urbanismo e do ordenamento do território. A sua existência, à vista de toda a gente, não carece de prova. O cenário propaga-se por todo o país: mamarrachos que desfeiam a paisagem, uma pressão imobiliária que compromete a qualidade de vida colectiva."
Lê aqui o resto deste artigo.
30.10.08
29.10.08
28.10.08
Categorias Equipamentos |
27.10.08
26.10.08
Bem, na verdade, talvez tenha exagerado. O que eu queria mesmo dizer era: as praxes, tal como são feitas actualmente, em minha opinião constituem uma excelente evidência de estupidez. E a estupidez, como sabemos, tem tendência para se alimentar a si própria.
Estas fotos retratam pormenores de algumas das praxes deste ano de 2008, ocorridas em plena Praça do Giraldo, em Évora.
Enfim, coisas ....
Categorias Coisas |
25.10.08
24.10.08
Leitura imperdível. Digo eu ...
Categorias Opiniões |
23.10.08
A foto acima foi tirada no passado dia 18 de Outubro, nos jardins de Wittem Castle.
Categorias Fotografia, Holanda, Outono |
22.10.08
..
Categorias Fotografia, Mergulho |
Categorias Equipamentos, Fotografia |
21.10.08
Thanks Aleksey and Marina.
Categorias Fotografia, Moda |
20.10.08
19.10.08
18.10.08
A
Nos próximos dias, deixar-vos-ei mais fotos do mesmo autor, conseguidas num mergulho no chamado "Bico dos Aguilhões", na Arrábida.
Nikon D70 com objectiva Nikon 60 micro. Caixa Ikelite com janela plana e flash DS 125.
Categorias Fotografia, Mergulho |
17.10.08
16.10.08
A meu ver, vale bem a pena, especialmente a partir dos primeiros 7 minutos da entrevista. À consideração dos amigos leitores ...
Categorias Opiniões |
15.10.08
14.10.08
Não há regra sem excepção! É o que todos gostamos de dizer, em determinadas circunstâncias. Mas não há mesmo? De certeza? Sendo assim, temos aqui um paradoxo. Uma impossibilidade. Vou explicar-te a minha tese; segue o meu raciocínio:
Categorias Coisas |
13.10.08
Categorias Photomics |
12.10.08
Categorias Fotografia, Mergulho |
11.10.08
Met vriendelijke groet, João
Thanks, Hay
O
Já na década de 70 do século passado, os Supertramp perguntavam “Crise? Qual crise?”. É um assunto recorrente, do qual, volta e meia, não nos livramos. E, desta vez, parece que chegou em força. Esta crise ou, como disse recentemente Steve Balmer, CEO da Microsoft, "estes problemas", são consequência, digo eu, da gripe que atacou todo o sistema financeiro mundial. Causada pelo vírus da ganância e da falta de bom senso de muitos. E acelerada pela globalização e pela falta de confiança generalizada, que se repercute diariamente nas Bolsas de todo o mundo. A este nível, o corpo, o hospedeiro é todo o mundo. E o mundo está visivelmente doente.
Que a economia funciona por ciclos já todos sabíamos. E a um ciclo de forte crescimento económico, em que o último terá sido nos anos 90, segue-se um ciclo de desaceleração desse crescimento (que já dura há meia dúzia de anos), de estagnação, ou mesmo de decrescimento - a chamada recessão. A qual já se anuncia em países nossos vizinhos e parceiros comerciais, o que é deveras preocupante.
Por tudo o que ouço, leio e presencio, concluo que as piores consequências desta fase má por que passa o sistema financeiro mundial ainda estão para chegar. Penso que é ser realista pensar que não iremos conseguir passar incólumes. Não nos iludamos, se os nossos parceiros comerciais entrarem em recessão económica, como parece ser o caso da Espanha, nós teremos a mesma sorte. Inevitavelmente.
As consequências mais visíveis serão ao nível do que conhecemos por economia real - o Estado, as Empresas, as Famílias. Na prática, todos nós. A falta de liquidez do sistema, o decréscimo do investimento, as dificuldades de tesouraria nas empresas e instituições, a reestruturação e o encerramento de empresas com o consequente aumento do desemprego, a redução do rendimento disponível das famílias e a baixa no consumo privado são, todos eles, consequências expectáveis daquilo que se avizinha. Infelizmente, digo eu.
A forma como se está a tentar combater esta doença, injectando confiança (e milhões, muitos milhões) nos mercados, parece-me ser uma boa forma de combater a situação no curto prazo. Todos os responsáveis governativos, de todos os países que contam, parecem de facto estar sensibilizados e activos nessa urgente e imprescindível tarefa. Ainda bem. Oxalá isso seja suficiente.
Mas temo, não tememos todos?, que as dores causadas pelo combate à doença deixem sequelas graves. Infelizmente, parece que assim será, até que finalmente passem os piores momentos. Que a cura seja rápida, digo eu, esperançado.
10.10.08
C
Ao contrário do que parece, tratava-se de um pequeno e jovem polvo. Estes animais são bastante "inteligentes" e relativamente abundantes nos fundos marinhos da Arrábida.
Desde que, há uns anos, comecei a mergulhar, aprendi a respeitar ainda mais estes animais. Digo isto, por ter tido a sorte de presenciar cenas que demonstram algum tipo de "inteligência". que até aí desconhecia. Em consequência, afastei por completo o polvo da minha dieta alimentar.
Categorias Fotografia, Mergulho |
9.10.08
Olá, benvindo(a) a este espaço.
- fotos originais, em especial sobre o Alentejo, mas não só;
- uma relação, em constante actualização, com links especializados sobre fotografia (blogues, sites, destaques, etc.).
Como podes ver ali na barra do cabeçalho, com fundo amarelo (em "Contacto") este é um espaço identificado em relação ao seu autor. Está, por isso, afastado o anonimato. Críticas e sugestões são bem vindos. Para comentares, não precisas identificar-te. Se não gostas, diz que não gostas. Se gostas, olha!, ainda bem. Digo eu.
Hi, is this your first visit? Then, welcome to my personal blog.
I expect critics and suggestions, but, meanwhile, enjoy the blog contents and, if you wish so, you can leave your impressions on the commentary box.
Friendly greetings ... and be happy!
Categorias Photomics |
8.10.08
.
Fotógrafos holandeses em "Arte fotográfica" na barra lateral do Photomics:
Categorias Fotógrafos |
.
A
Desde logo, porque se observa em fundo a luz do sol incidindo na superfície, uns metros mais acima, o que aumenta em muito a luminosidade da fotografia. Mas também pela presença das bolhas de ar resultantes da expiração, que vão aumentando de volume à medida que sobem em consequência da diminuição da pressão.
Também curiosa é a presença de imensos pontos brilhantes na metade inferior da foto, em consequência da incidência da luz do flash nas partículas em suspensão. Não são visíveis na parte superior da foto, em virtude da quantidade de luz ali presente.
Esta segunda foto parece ter sido tirada a uma maior profundidade que a anterior, tendo em conta que se observa a totalidade da auréola formada pela refracção da luz quando da sua entrada na água.
Equipamento utilizado: Nikon D70 e objectiva 10/17 FE da Tokina. Caixa Ikelite com dome 6'' e flash Ikelite DS 125.
Categorias Fotografia, Mergulho |
7.10.08
E
Em primeiro plano, uma Gorgónia, de que pode ver aqui outros exemplares. Trata-se de um ser vivo relativamente abundante nos fundos marinhos deste local da Arrábida, perto de Sesimbra - o chamado "Jardim das Gorgónias", que é um dos pontos de mergulho mais conhecidos e visitados em Portugal.
É usual os mergulhadores recreativos efectuarem aqui algumas das suas imersões, normalmente a partir de Centros de Mergulho de Sesimbra (vários) ou do Portinho da Arrábida (apenas um).
Equipamento utilizado: Nikon D70 e objectiva 10/17 FE da Tokina. Caixa Ikelite com dome 6'' e flash Ikelite DS 125.
Categorias Mergulho |
6.10.08
Hallo vrienden.
Opmerking: Ik gebruik de Google-vertaler
---
Em português:
Esta mensagem é dirigida aos bloggers da Holanda que têm visitado o Photomics. Agradeço-lhes as visitas e convido-os a partilharem fotos suas, se o desejarem. Como não percebo "holandês", recorri ao tradutor do Google. Vamos a ver se temos respostas positivas. Oxalá que sim.
Categorias Bloggers |
A
A foto acima foi tirada ontem (Domingo) no "Jardim das Gorgónias", na Arrábida, perto de Sesimbra. O motivo é aqui este vosso amigo, na altura em que (inadvertidamente, digo eu) passei mesmo em frente ao fotógrafo.
O autor da foto utilizou uma Nikon D70 e objectiva 10/17 FE da Tokina, em Caixa Ikelite com dome 6'' e flash Ikelite DS 125.
Categorias Fotografia, Mergulho |
5.10.08
O jogo de hoje à noite pode não ser decisivo, mas é muito importante para ambas as equipas. Sporting e FC Porto jogam mais logo, pelas 19:45h, um grande clássico do campeonato.
Para o FC Porto, porque tem demonstrado esta época maiores fragilidades que nos anos anteriores e também porque vem de uma derrota de 4-0 com o Arsenal, na passada 4ª feira. E uma segunda derrota esta noite deixaria Jesualdo Ferreira - o treinador do FC Porto, sujeito a uma frente de altas pressões com origem nas Antas.
Mas também para o Sporting, que num curto espaço de tempo perdeu com o Benfica e com o Barcelona. Além de que, neste último caso, deixou uma imagem muito pálida sobre o que (não) consegue fazer em campo. Uma derrota esta noite seria um desfecho muito mau para o Sporting. E ainda mais para Paulo Bento - o treinador do Sporting, que dificilmente encontraria razões para tantas derrotas e outras tantas exibições pouco conseguidas. Digo eu
Ponderadas estas vicissitudes, antevejo uma vitória do meu Sporting. Mais nada!