8.10.08

Fotos em contra-luz



.

A

s fotos em contra-luz podem ser bem interessantes. Neste caso, foi utilizada a luz do flash para evitar que os motivos aparecessem escuros, tipo silhueta. Nesta primeira foto, em que o fotógrafo Francisco Fonseca (link já disponível) me retratou quando eu tentava um "boneco" a algo que por ali estava a mexer, tem características interessantes.


Desde logo, porque se observa em fundo a luz do sol incidindo na superfície, uns metros mais acima, o que aumenta em muito a luminosidade da fotografia. Mas também pela presença das bolhas de ar resultantes da expiração, que vão aumentando de volume à medida que sobem em consequência da diminuição da pressão.

Também curiosa é a presença de imensos pontos brilhantes na metade inferior da foto, em consequência da incidência da luz do flash nas partículas em suspensão. Não são visíveis na parte superior da foto, em virtude da quantidade de luz ali presente.



Esta outra foto da autoria de Francisco Fonseca, tem igualmente um mergulhador como motivo principal. O qual, neste caso, aparece com a sua lanterna ligada e virada para o fotógrafo, o que a meu ver ajuda a enriquecer a própria foto. Em primeiro plano, um tipo de vegetação usualmente encontrada nos fundos rochosos da Arrábida.

Esta segunda foto parece ter sido tirada a uma maior profundidade que a anterior, tendo em conta que se observa a totalidade da auréola formada pela refracção da luz quando da sua entrada na água.

Equipamento utilizado: Nikon D70 e objectiva 10/17 FE da Tokina. Caixa Ikelite com dome 6'' e flash Ikelite DS 125.