21.11.08

A importância dos comentários



..

S

ejamos sinceros: se houver comentários, todos nós gostamos que sejam favoráveis! É uma realidade indesmentível. Isso é verdade ao longo de toda a nossa vida e tem a ver com aspectos que se relacionam com equilíbrios emocionais.


Num blogue, como todos sabemos, há a possibilidade de escolha entre activar ou não os comentários. Além disso, podemos aceitá-los ou não previamente em cada post. Nos meus blogues, tento normalmente fazer uma gestão criteriosa em relação a publicar os posts com ou sem comentários.

Há casos em que não se justificam, ao passo que noutros a eventual inexistência da possibilidade de comentar põe em causa o conteúdo publicado. Seria, por exemplo, o caso de um post que termina com uma pergunta aos leitores: “O que acham sobre isso?”. Claro está que, neste caso em concreto, é imprescindível os leitores poderem comentar, para responderem à pergunta que lhes é dirigida.


No geral, entre um blogue com comentários e um outro sem essa possibilidade escolho, sem dúvida, a primeira hipótese. Aliás, o mesmo se passa com muitos dos utilizadores destes espaços, ao defenderem que "os comentários são a principal atracção na blogosfera". São-no, por vezes. Mas não me parece que isso seja uma regra universal.

Com o desenvolvimento do nosso próprio blogue, acabamos por compreender que os comentários são importantes. Desde logo, porque ajudam a melhorar a interacção com os leitores. E até entre os leitores, uns com os outros. Depois porque, indirectamente, também contribuem para aumentar a quantidade de visitantes e, em consequência, a melhorar os níveis de visibilidade do blogue.

Um dos aspectos que eu costumo realçar no que se refere à gestão de um blogue, é a importância de que se revestem a resposta e a reciprocidade nos comentários. Resposta, porque é importante que o autor do blogue (ou seja, nós) responda na caixa de comentários, dentro do razoável, aos comentários ali deixados pelos leitores. Reciprocidade, porque também acaba por ser importante comentar no blogue do nosso comentador.

Este tipo de tratamento ajudará, a prazo, a criar laços de maior proximidade com os leitores. O que será positivo não só para a nossa auto-estima como para o futuro do blogue. Em resumo, nunca devemos menosprezar ou menorizar os comentários dos nossos leitores, ainda que pareçam algo desajustados ao tema em referência. É bom termos em atenção que, numa grande maioria dos casos, quem comenta volta ao mesmo sítio para aferir sobre eventuais repercussões ou respostas aos seus comentários.

Deste modo, se tiverem por objectivo aumentar o número de visitantes do vosso blogue, não se esqueçam de responder aos comentários e de comentar nos blogues dos vossos comentadores. Mas também podem, se nisso virem interesse, incentivar os leitores a comentar através, por exemplo, de perguntas que lhes são dirigidas, colocadas no final do post. Normalmente, a tendência de quem lê é responder mentalmente a esse tipo de perguntas. Daí, até deixar um comentário, vai um caminho relativamente curto. Estarei errado, ou também acham que é assim?