25.8.08

Anda a gastar muito em gasolina?




Olá, amigo leitor. Fez bem em ter vindo até aqui. Anda a gastar muito dinheiro em combustível? E tem carro a gasolina? Ok, vamos lá falar sobre como poupar uns quantos euros. Mas não pense já que tenho alguma solução milagrosa ... tanto quanto sei, isso ainda não existe. Só lhe vou apresentar uma sugestão, nada mais.




Há no mercado várias alternativas à gasolina, com evidentes ganhos no que respeita ao custo de utilização do automóvel. Desde os carros a gasóleo até aos híbridos. Mas a minha sugestão vai para a instalação/transformação para GPL. Trata-se do Gás de Petróleo Liquefeito e, pelo que sei, constitui uma boa opção. Especialmente para quem anda muitos quilómetros.

Assim por alto, para não lhe ocupar muito tempo, saiba que a coisa funciona deste modo: primeiro, dirija-se a um instalador autorizado e peça um orçamento para a instalação de um sistema apropriado para o seu carro. Logo aí, vai ficar admirado com a enorme procura desses serviços. Ou seja, dir-lhe-ão, se não estou em erro, que só lhe poderão marcar a instalação para daí a um ou mais meses. E irão fazer-lhe um orçamento que rondará entre 1500 e 1750 euros (IVA incluído).

Se optar pela instalação, passará a gastar cerca de 0,720 euro por litro de GPL (preços actuais), ou seja, menos de metade do preço da gasolina. Vai ter que escolher o tipo de depósito. A maior parte dos carros que conheço tem um depósito que ocupa o lugar do pneu sobressalente, o qual se situa quase sempre dentro da mala do carro.

Precisará de uma Inspecção Extraordinária ao veículo (em princípio, já estará incluído no preço e será tudo tratado pela empresa instaladora). Para amortizar o investimento, e dependendo do seu caso em concreto, precisará de percorrer entre 35.000 e 45.000 Kms. Em grande parte dos casos, tal demorará entre 1 e 2 anos. A manutenção do sistema de GPL tem custos muito reduzidos; se tudo correr bem, precisará de mudar filtros de vez em quando, mais ou menos a cada 20.000/25.000 Kms.

Os inconvenientes do GPL passam pelo custo da instalação, bem como pelo facto de não ser possível estacionar em locais subterrâneos (tanto quanto sei, esta limitação só existirá em Portugal; mas não tenho a certeza sobre isso) e por ter que arranjar uma solução para o pneu sobressalente (se utilizar o tipo de depósito que referi). Também vai ter que colocar um autocolante próprio na traseira do carro (há muito quem opte por não o colocar, apesar de ser obrigatório por lei).

O maior argumento a favor do GPL é mesmo a poupança no gasto do combustível. Além de que o motor tem um desgaste menor e, por essa razão, poder ter uma vida mais prolongada.

Teoricamente, há uma perda de potência do motor que rondará os 10% e um acréscimo de consumo (em litros de combustível) de, aproximadamente, 1 litro em cada 100 Kms. Quer isto dizer que, se o seu carro a gasolina gasta 7 litros por cada 100 Kms, então com GPL gastará sensivelmente 8 litros.

Ao nível da segurança, que pode constituir um obstáculo na decisão (afinal, sempre estamos a falar de gás), tudo o que li sobre GPL leva-me a crer que se trata de tecnologia (incluindo o depósito) tão ou mais segura que no caso da gasolina.

No geral, quem conduz um carro a GPL não notará qualquer diferença, Aliás, se não lhe disserem, nem saberá que se trata de um carro a GPL, pois tudo funciona de forma automática. A única diferença que se nota é mesmo na carteira.

Um último pormenor: tenha cuidado com o "instalador" que escolher. O melhor mesmo é aconselhar-se previamente. Além de tudo o mais, saiba que a responsabilidade é sempre sua, não de quem lhe dá indicações ou sugestões.

Boa sorte e .... divirta-se, que a vida é curta. Digo eu ....