10.1.09

Email´s: como inserir fotos no texto



.
.

C

omo se podem inserir imagens nos emails, para que fiquem junto ao texto? Já pensaram nisso? Ou já sabem como se faz? Eu, até agora, só conseguia enviar imagens (fotos, por exemplo) se fossem como anexos.

Como isto me andava a intrigar, tentei perceber como se faz e cheguei a uma solução; pode não ser a melhor, mas funciona. Na prática, consiste em alojar/colocar a imagem online e depois copiá-la para o email. Vou dizer-vos como podem fazer.



Primeira parte.
Imaginem que pretendem enviar uma foto no meio de texto, no vosso email. Preparam a foto e fazem o upload para um sítio onde a possam alojar. Eu uso há muito tempo o
Imageshack (http://www.imageshack.us) que funciona sem problemas e é gratuito.

Se utilizarem esse serviço, depois de fazerem o upload copiem o resp
ectivo endereço (em "Direct Link", que está escondido na parte de baixo; para aparecer, cliquem em "+ Show Advanced Linking"). Em seguida, copiem esse endereço e coloquem-no na barra de endereços do vosso browser, para que a foto apareça no ecran.

Agora, seleccionem a imagem/foto com o rato (
atenção: a foto tem que ficar sombreada para que esteja seleccionada e possa ser copiada). Quando já estiver seleccionada, copiem com o botão direito do rato. Para tal, coloquem o rato em cima da foto seleccionada, façam clique com o botão direito e escolham "Copiar".


Segunda parte.
Iniciem um novo email para ser enviado. Se usarem o Gmail, confirmem se estão a usar a opção "Formatação Rich" e não "Texto simples". Coloquem o cursor a piscar na zona de edição (onde escrevem o texto) e façam Ctrl-V ou, em alternativa, botão direito do rato e escolham "Colar". Nesta fase, aparece a foto na zona que escolheram.

A partir daqui, apenas terão que preencher os campos do email como fazem normalmente, escrever o texto como desejarem e enviar para o destinatário. Quem receber o email, pode ter (ou não, depende) de escolher a opção "Mostrar as imagens abaixo", para conseguir visualizar a foto. Mas isso já acontece em todos os emails recebidos com qualquer tipo de imagens inseridas no texto.


Terceira parte.
Não é necessário fazerem isto, mas serve para confirmarem se funcionou. Preparem um email com uma ou mais fotos junto ao texto e enviem-no para vocês próprios (Sim, o vosso email pode ser, simultaneamente, a origem e o destino; mas isso, já vocês sabiam ...). Logo em seguida, vão à Caixa de Entrada e verifiquem se foi bem recebido. Oxalá que sim.

Nota: se quiserem, podem utilizar nesse teste as fotos acima, cujos endereços deixei de propósito por baixo de cada foto.

Espero ter ajudado. Se souberem uma maneira melhor, digam qualquer coisa ...